Notícias

A Escola Oficial da Magistratura

Núcleos de Estudo da Escola da AJURIS lançam e-book

Os Núcleos de Estudo da Escola da Magistratura da AJURIS lançaram nesta semana, em conjunto, um e-book sobre a atuação da instituição no combate à discriminação. Organizado pelo juiz de Direito, Hilbert Maximiliano Akihito Obara, a publicação traz 13 artigos assinados pelos magistrados e integrantes dos núcleos sobre variados temas, como o combate à violência contra as mulheres, direito probatório na antidiscriminação, inovação no Poder Judiciário e outros.

Na apresentação da obra, a diretora da Escola, Patrícia Laydner, parabeniza o trabalho dos coordenadores dos Núcleos, que de forma voluntária contribuem para a ampliação de conhecimentos e saberes da instituição. “Por meio de sua atuação segmentada, os núcleos produzem conhecimento e geram resultados, como a obra ora publicada, que além de dar visibilidade às ações da ESM, incrementam o diálogo desta com a sociedade, contribuindo para a construção de um ensino jurídico de excelência”, destaca.

O magistrado Akihito Obara também elogiou a qualidade dos artigos produzidos para o e-book, que externam a importância das pesquisas científicas realizadas por cada Núcleo. “Todos os escritos, além de trazerem importantes elementos de pesquisa, ainda servem de importante registro sobre a reflexão dos núcleos, dos seus participantes, a promover novos olhares e o (re) pensar, de modo que o combate à discriminação sempre esteja vivo. Caminho importante para uma sempre presente preocupação igualitária dos magistrados, demais juristas, comunidade acadêmica e comunidade em geral, em uma sociedade com pretensão democrática”, destaca o juiz de Direito no prefácio.

Acesse o e-book.

Últimas notícias

Até o dia 4 de outubro, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais das Ciências Jurídicas podem submeter artigos acadêmicos com ênfase em sustentabilidade para concorrer ao Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade. Organizado pela Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do RS (AJURIS),

A primeira turma do curso de Letramento Racial da Escola da AJURIS iniciou seus estudos na noite de terça-feira (3/9). A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Cidadania Cabanellos e com o Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS

A Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) está realizando uma ampla pesquisa com alunos e ex-alunos para compreender o perfil dos candidatos atuais à magistratura estadual.