Notícias

A Escola Oficial da Magistratura

Encontro reforça papel da Escola da AJURIS na formação da magistratura

As direções da Escola da Magistratura, da AJURIS e do Tribunal de Justiça estiveram reunidas em um café da manhã na segunda-feira (8/4) para analisar o planejamento da Escola para o ano 2024 e fazer um balanço das atividades realizadas. O encontro também contou com a presença de ex-diretores e integrantes do Conselho Científico-Pedagógico. A apresentação foi feita pela diretora Clarissa Costa de Lima.


Um dos principais pontos da reunião foi o modelo de capacitação dos magistrados executado pela Escola da AJURIS, reconhecida como Escola Oficial do Poder Judiciário pela Lei Estadual nº 14.597/2014, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça. A diretora também destacou a disposição da Escola em colaborar para a qualificação e formação teórica dos residentes do Tribunal de Justiça e apresentou o planejamento para a implantação do curso de pós-graduação, já aprovado pelo Conselho de Educação e que depende apenas da apresentação do plano de acessibilidade do prédio para abrir as matrículas.

O presidente do Tribunal de Justiça, Alberto Delgado Neto, disse, em sua manifestação, que a Corte seguirá parceira da Escola por entender a importância do papel da instituição na qualificação da magistratura gaúcha. A pedido da direção, autorizou que seja recolocado o letreiro com o nome da Escola da Magistratura da AJURIS na fachada do prédio, que havia sido retirado por conta de obras na estrutura.

“O encontro foi uma oportunidade que tivemos de relembrar a rica história da nossa Escola, que é a primeira do Brasil e da América Latina e muito bem-sucedida na tarefa de formar e aperfeiçoar nossos magistrados. Compartilhamos os desafios e prestamos contas de todas as atividades em diferentes frentes, passando pelos Núcleos de Estudos, cursos de extensão, curso preparatório para a magistratura e, especialmente, os cursos de formação inicial e aperfeiçoamento de magistrados. Dedicamos especial homenagem ao ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior por seu importante papel na estruturação da Escola, bem como na definição do projeto acadêmico e pedagógico da instituição”, disse a diretora.

Últimas notícias

Até o dia 4 de outubro, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais das Ciências Jurídicas podem submeter artigos acadêmicos com ênfase em sustentabilidade para concorrer ao Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade. Organizado pela Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do RS (AJURIS),

A primeira turma do curso de Letramento Racial da Escola da AJURIS iniciou seus estudos na noite de terça-feira (3/9). A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Cidadania Cabanellos e com o Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS

A Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) está realizando uma ampla pesquisa com alunos e ex-alunos para compreender o perfil dos candidatos atuais à magistratura estadual.