A Escola da AJURIS participou na manhã desta quinta-feira (7/11) de mais uma edição da reunião mensal da Comissão Executiva do Protocolo Interpoderes, que trata de temas ligados à Justiça Restaurativa, ao Judiciário e à área da segurança pública no Estado. O encontro ocorreu no auditório da Escola, em Porto Alegre.
A Escola foi representada na reunião pela diretora, Clarissa Costa de Lima, e pelo desembargador Leoberto Brancher, coordenador do núcleo de Justiça Restaurativa. Também estiveram presentes a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça, e líderes e integrantes de diferentes instituições, como Brigada Militar, Bombeiros, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Tribunal de Justiça Militar, Ministério Público e as secretarias de Educação, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Sistema Penal e Socioeducativo (SSPS) do RS.
Na reunião, foram debatidas alternativas para a construção de um modelo mais humanizado, baseado no respeito e na empatia. O grupo compartilhou experiências de práticas restaurativas vividas e falou sobre projetos dentro de cada instituição. A conversa se deu em um Círculo de Construção de Paz, uma das ferramentas utilizadas pela JR.
O desembargador Brancher celebrou a realização do encontro dentro do espaço da escola. “A Justiça Restaurativa no Rio Grande do Sul praticamente nasceu aqui dentro dessa escola, neste espaço. O protocolo de cooperação estadual pela promoção da JR nasceu de uma iniciativa do Poder Judiciário em articulação com demais poderes. É importante que esse movimento entre as instituições, que existe desde 2016, retorne à casa da Ajuris, à casa da Justiça Restaurativa, porque aqui ela encontra também a sua raiz, a força de prosseguimento. É essa a expectativa, que a gente saia nutrido para conquistar nossos próximos avanços”, disse Brancher.
O último encontro da comissão havia sido realizado em 3 de outubro, na sede do Tribunal de Justiça Militar do Estado. O próximo encontro deve ocorrer em dezembro, com data e local ainda a serem definidos.