Notícias

A Escola Oficial da Magistratura

Novos juízes e juízas iniciam curso na Escola da AJURIS

A Escola da AJURIS recebeu nesta terça-feira (24/9) os 24 novos juízes e juízas de Direito substitutos para o primeiro dia de atividades do Curso de Formação Inicial. Ministrado em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, o curso tem a duração de quatro meses e aborda questões técnicas e práticas do dia a dia jurisdicional, como o preparo de audiências, a realização de júris, a gestão da equipe, a administração do Foro e o relacionamento com a sociedade, redes sociais e mídia.

A nova turma de magistrados tomou posse na segunda-feira (23/9), em uma sessão solene no Tribunal de Justiça do RS (TJRS). No grupo, 12 são nascidos fora do Rio Grande do Sul (Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo), e 15 são homens e nove mulheres.

Ao receber os novos magistrados, a diretora da Escola da AJURIS, Clarissa Costa de Lima, falou do perfil de formação da instituição. “A nossa Escola tem uma importância histórica ao preparar nossos magistrados com uma formação humanística, com uma abordagem integrada com a parte jurisdicional e com o relacionamento com a sociedade. A capacitação é feita de juízes para juízes”, afirmou a diretora.

O presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, destacou a importância do papel da Associação na formação dos novos magistrados. “Há algum tempo, ao ingressar na magistratura, não tínhamos uma qualificação formal, como hoje a Escola oferece aos novos colegas. Nesse sentido, o papel das Coordenadorias da AJURIS no interior eram fundamentais como palco dos debates, da troca de ideias e do relato de novas experiências jurisdicionais”, lembrou.

Ao finalizar a solenidade de abertura do curso, o presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, reforçou o recado dado na cerimônia de posse sobre o papel que compete a cada novo juiz e juíza a partir de agora. “Vocês representam o Estado em sua Comarca, o que vai exigir sempre maturidade emocional e conhecimento jurisdicional elevados”, afirmou.

Também participaram da abertura do curso o vice-diretor da Escola, Daniel Neves Pereira, os vices-presidentes do TJRS Ícaro Carvalho de Bem Osório (primeiro) e Sérgio Miguel Achutti Blattes (segundo), a corregedora-geral de Justiça, Fabianne Breton Baisch, e os ouvidores do TJRS Altair de Lemos Júnior (geral) e Jane Maria Vidal (Mulher, das Pessoas LGBTQIAPN+ e das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade).

Últimas notícias

A primeira turma do curso de Letramento Racial da Escola da AJURIS iniciou seus estudos na noite de terça-feira (3/9). A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Cidadania Cabanellos e com o Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS

A Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) está realizando uma ampla pesquisa com alunos e ex-alunos para compreender o perfil dos candidatos atuais à magistratura estadual.
O Observatório Enchentes RS 2024 é uma plataforma digital lançada pela AJURIS para reunir e disponibilizar decisões judiciais, estudos e análises sobre as cheias no Rio Grande do Sul, facilitando a consulta e monitoramento dos desdobramentos jurídicos e sociais, com curadoria de magistrados.