Palestra de Nadia Murad, um relato da crueldade que guerras causam aos direitos humanos

Responsabilização é a palavra-chave para enfrentar guerras e ataques aos direitos humanos. Essa foi a mensagem deixada pela iraquiana Nadia Murad, Prêmio Nobel da Paz de 2018, na manhã desta quarta-feira (21/6) em uma palestra na sede do Ministério Público do RS. “Não há garantia que vamos viver em paz no Iraque sem que haja justiça”, afirmou. O evento foi promovido por um grupo de associações e entidades do Sistema de Justiça, com participação da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) e da Escola da Magistratura da AJURIS. 

Durante o painel, a vice-presidente de Aposentados da Associação, Helena Ruppenthal Cunha, e a diretora da Escola da Magistratura, Patrícia Laydner, tiveram a oportunidade de fazer perguntas à palestrante. Em um questionamento sobre o poder da religião como ensejadora ou facilitadora da opressão feminina, Nadia destacou que líderes religiosos também precisam agir para coibir esse tipo de situação. “As pessoas usam com muita frequência a religião para fazer o que é bom para elas. O Estado Islâmico fez tudo em nome do Islã, mas não há nenhuma religião que diga ‘pegue as mulheres e comprem ou vendam no mercado’. A religião tem sido usada para controlar o corpo das mulheres, e os líderes religiosos têm responsabilidade para agir contra isso”, criticou.

Em outro momento, durante uma pergunta sobre a resistência tradicional da Europa à imigração e à associação negativa com os refugiados do Oriente Médio, a iraquiana comentou que fugir do seu próprio lar é uma das piores injustiças que uma pessoa pode passar. “Na Europa e na América, veem os refugiados como uma ameaça aos seus países. Nem sempre percebem que essas pessoas estão fugindo de violências e situações perigosas”, enfatizou.

Marcado por discussões importantes e atuais sobre o uso da violência sexual como arma de guerra para destruir famílias e comunidades durante os conflitos, o evento reuniu mulheres e homens de diversas faixas-etárias. No entanto, o destaque foi para um grupo massivo de estudantes universitários dos mais variados cursos, que foram convidados para uma foto exclusiva com Nadia. 

Ao final da palestra, a iraquiana recebeu do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz, o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, honraria que reconhece personalidades que se dedicam à defesa dos direitos humanos e à proteção da infância e da juventude. Da AJURIS, também participaram do evento o vice-presidente Administrativo, Cristiano Vilhalba Flores, e o vice-presidente Cultural, Daniel Neves Pereira.

Nadia Murad

Nascida no Iraque e pertencente à minoria yazidi, Nadia Murad foi sequestrada pelo grupo extremista Estado Islâmico em 2014, aos 21 anos, e foi explorada sexualmente. Foi prisioneira durante três meses, período no qual viu seu povo ser assassinado e perdeu diversos membros da família. Após conseguir escapar, passou a compartilhar sua história de sobrevivência, tornando-se um símbolo da luta contra o tráfico sexual de mulheres e o uso da violência sexual em guerras e conflitos armados. Em 2018, Nadia dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o médico congolês Denis Mukwege.

 

Crédito das fotos: Tiago Coutinho/MPRS

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Leia também