A equipe técnica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) fez uma visita de trabalho à Escola da Magistratura da AJURIS durante esta quinta-feira (14/8). O objetivo foi de conhecer o trabalho pedagógico da instituição e a estrutura física que recebe os juízes gaúchos para cursos de aperfeiçoamento e o público em geral para cursos preparatórios. A equipe foi recepcionada pela diretora da Escola da AJURIS, Clarissa Costa de Lima.
Na abertura dos trabalhos, o ministro Benedito Gonçalves, presidente do Conselho Superior da Enfam, destacou, em participação virtual, o modelo de funcionamento da Escola da Magistratura gaúcha, que é mantida pela Associação e reconhecida por lei como escola oficial do Poder Judiciário do RS, e fez elogios ao seu desempenho na formação das juízas e juízes gaúchos. “Essa visita é um gesto concreto de diálogo para a construção da qualificação da magistratura e um movimento de alinhamento pedagógico e educativo de todas as escolas na formação da magistratura nacional, o que nos permite difundir boas práticas locais. Por seu modelo de gestão, de ser uma escola única unindo associação e o Tribunal de Justiça, a participação da Escola da AJURIS nesse movimento é muito importante”, disse o ministro.
Em sua participação, a diretora destacou o papel da Escola nesse processo. “É uma satisfação participar desse diálogo e poder mostrar com mais detalhes o que estamos fazendo, corrigir rumos e potencializar oportunidades. As sementes que os ministros Ruy Rosado de Aguiar Júnior, Paulo de Tarso Sanseverino e Eladio Lecey deixaram aqui dão frutos até hoje”, disse, fazendo referência a três ex-diretores da Escola que foram importantes na formação e qualificação da magistratura nacional.
A equipe da Enfam que participou da visita técnica foi composta pelo chefe substituto de Infraestrutura Educacional, Filipe Cavalcanti; pelo secretário de Gestão Acadêmica e de Formação Substituta, Iraci Gonçalves; pelo secretário-executivo, Leonardo Peter, e pela chefe-substituta da Seção de Credenciamentos, Daniella Cabeceira. As visitas serão realizadas nas 27 estaduais e sete federais da magistratura no país.