Até o dia 4 de outubro, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais das Ciências Jurídicas podem submeter artigos acadêmicos com ênfase em sustentabilidade para concorrer ao Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade. Organizado pela Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), os três classificados em cada categoria receberão bolsas de estudo integrais e parciais para o curso preparatório à carreira na magistratura da instituição, o AprovAjuris. Os primeiros lugares ainda recebem o valor de R$ 3 mil em dinheiro.
A edição deste ano traz destaque para a discussão da sustentabilidade após o Rio Grande do Sul sentir de forma trágica os efeitos da crise climática em diversas cidades. Segundo a diretora da Escola da Magistratura, Clarissa Costa de Lima, a premiação aborda questões relativas ao desenvolvimento sustentável sob o viés ambiental, econômico ou social. “A discussão científica sobre a sustentabilidade pode trazer efeitos significativos para avançar o debate do tema a nível nacional. O povo gaúcho sente na sua rotina como a crise climática afetou o meio ambiente, a economia e a população mais vulnerável, o que sempre buscamos trazer como foco do prêmio”, afirma.
O concurso acadêmico é uma homenagem ao desembargador Eladio Lecey, ex-diretor da Escola da Magistratura na gestão 1988-91 e referência nacional na qualificação judicial e nos debates da área ambiental. Os interessados podem participar com artigos individuais ou coletivos que devem ser entregues seguindo as delimitações do edital. A comissão julgadora da Escola divulgará o resultado até o final de outubro.