O Curso de Atualização para Magistrados (CAM) Direitos Humanos na Era Digital, realizado entre 11 e 13/9, marcou a retomada das atividades presenciais na Escola da Magistratura da AJURIS. Com as cheias de maio, o acesso ao prédio pela Rua Celeste Gobatto ficou bloqueado devido ao alagamento de toda a região do bairro Praia de Belas. As atividades nesse período foram transferidas para o ambiente virtual.
Na retomada das atividades presenciais na Escola da AJURIS, um grupo de 46 juízas e juízes participou de palestras e atividades que abordaram temas como a proteção de dados e a regulação e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, um assunto que é cada vez mais integrado ao dia a dia da jurisdição.
Os participantes do CAM também foram recebidos em um ambiente renovado. Ainda antes da cheia de maio, a direção da Escola deu início a uma reforma na recepção, na área administrativa e na Secretaria, todas situadas no térreo do prédio. As obras foram retomadas e concluídas depois da cheia. Todos os ambientes ganharam móveis e visual novo, mais moderno.
Simbolicamente, as novas instalações da Escola foram concluídas com a fixação na área da recepção, junto ao auditório, da placa de metal que dá nome ao espaço: Auditório Min. Ruy Rosado de Aguiar Júnior, uma homenagem a um magistrado que é referência nacional e que dizia ser “um juiz do Rio Grande”, como está registrado na placa. O momento de emoção contou com a presença da diretora da Escola, Clarissa Costa de Lima, e com o filho do ministro, Ruy Rosado de Aguiar Neto.