Notícias

A Escola Oficial da Magistratura

Escola da AJURIS inicia curso de Letramento Racial

A primeira turma do curso de Letramento Racial da Escola da AJURIS iniciou seus estudos na noite de terça-feira (3/9). A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Cidadania Cabanellos e com o Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS e tem o objetivo de difundir práticas que promovam a inclusão e a igualdade.

A aula inaugural para uma turma de 20 alunos, realizada em formato síncrono, foi ministrada pela juíza de Direito Flávia Marciano Monteiro. Na oportunidade, a magistrada abordou a discriminação racial, o impacto do racismo estrutural e os seus efeitos em diferentes áreas da sociedade.

Durante a abertura dos trabalhos, a diretora da Escola da AJURIS, Clarissa Costa de Lima, reforçou o compromisso da instituição com o tema. “Desejo que este curso inspire a todos a avançar com ainda mais coragem e compromisso na luta contra o racismo. Que possamos sair daqui não só mais informados, mas transformados, prontos para fazer a diferença em nossas esferas de atuação”, destacou.

O presidente do Instituto Cidadania Cabanellos, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, por sua vez, agradeceu a AJURIS pela parceria e ressaltou o papel conscientizador do curso. Diretora do Departamento de DH da AJURIS, Rosana Garbin também participou do início das atividades do curso.

Originado a partir do convênio assinado pelas instituições no mês de abril, o curso de Letramento Racial é um dos projetos previstos pelo termo, que ainda inclui a execução de palestras em institutos e universidades. A programação do curso se estende até o dia 24 de setembro com a realização de mais três aulas síncronas nas terças-feiras, além de uma vídeoaula sobre compliance anti-discriminatório.

Últimas notícias

A Escola da AJURIS participou na manhã desta quinta-feira (7/11) de mais uma edição da reunião mensal da Comissão Executiva do Protocolo Interpoderes, que trata de temas ligados à Justiça Restaurativa, ao Judiciário e à área da segurança pública no Estado. O encontro ocorreu

O Curso de Acesso Afirmativo da Escola da Magistratura da AJURIS foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma das melhores práticas nacionais para promover a equidade racial no Poder Judiciário. O programa, que está finalizando as aulas da sua primeira edição

A comissão julgadora do 3º Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade, promovido pela Escola da AJURIS, divulgou nesta sexta-feira (1º/11) os vencedores da edição de 2024. O colegiado foi formado pelos magistrados Káren Danilevicz Bertoncello, Patrícia Laydner, Eugênio Couto Terra, Cíntia Mua, Cláudio Martinewski e