A Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) lança em julho o projeto Aulões Solidários que tem como objetivo incentivar doações para as comunidades vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Os encontros serão ministrados por magistrados e professores da instituição, com foco em diversas temáticas dentro do Direito. A inscrição dos alunos terá o valor mínimo e simbólico de R$ 15, com pagamento somente à vista/pix. Toda a verba arrecadada com as matrículas será repassada a campanha solidária liderada pela AJURIS, que tem como intuito adquirir donativos para os municípios atingidos de acordo com a orientação das autoridades.
Segundo a diretora da Escola da AJURIS, Clarissa Costa de Lima, os Aulões Solidários reforçam o comprometimento humanista da instituição, incentivando a união da comunidade jurídica em prol do povo gaúcho. “Convidamos nossa comunidade acadêmica para compartilhar seu conhecimento jurídico com os nossos alunos e, ao mesmo tempo, construirmos juntos uma ponte solidária por meio da Escola da Magistratura. Essa ação não só auxilia a recuperação material das vítimas, mas também fortalece os laços sociais e promove o senso de responsabilidade cívica entre os magistrados, advogados e demais operadores do sistema de Justiça”, afirma.
Com início a partir de julho, o projeto Aulões Solidários deve ser realizado até o final de 2024. A agenda completa será divulgada pela instituição por meio de seu site e redes sociais. Saiba mais aqui.
Confira a agenda até o momento:
2/7, às 19h – Direito digital, com Camila Henning Salmoria (juíza do TJPR), Caroline Tauk (juíza federal) e Larissa Pinho (juíza de TJRO)
4/7, às 19h – Fake news, com Fernanda Ajnhorn (juíza do TJRS)
9/7, às 19h – Apelação: efeito devolutivo e o duplo grau – questões controvertidas, com Fernanda Carravetta Vilande (juíza do TJRS)
9/8, às 19h – Tutelas de urgência, com Hilbert Maximiliano Akihito Obara (juiz do TJRS)
12/8, às 19h – Liberdade religiosa: polêmicas atuais, com Jayme Weingartner Neto (desembargador do TJRS)
13/8, às 19h – Processo civil: precedentes, com Fernanda Ajnhorn (juíza do TJRS)
14/8, às 19h – Ouvir, ler, narrar: relações entre Direito e Literatura, com Marcia Kern (desembargadora do TJRS)
15/8, às 14h – Direito Sanitário e Direito de Saúde, com Márcia Santana (advogada)