As direções da Escola da Magistratura, da AJURIS e do Tribunal de Justiça estiveram reunidas em um café da manhã na segunda-feira (8/4) para analisar o planejamento da Escola para o ano 2024 e fazer um balanço das atividades realizadas. O encontro também contou com a presença de ex-diretores e integrantes do Conselho Científico-Pedagógico. A apresentação foi feita pela diretora Clarissa Costa de Lima.
Um dos principais pontos da reunião foi o modelo de capacitação dos magistrados executado pela Escola da AJURIS, reconhecida como Escola Oficial do Poder Judiciário pela Lei Estadual nº 14.597/2014, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça. A diretora também destacou a disposição da Escola em colaborar para a qualificação e formação teórica dos residentes do Tribunal de Justiça e apresentou o planejamento para a implantação do curso de pós-graduação, já aprovado pelo Conselho de Educação e que depende apenas da apresentação do plano de acessibilidade do prédio para abrir as matrículas.
O presidente do Tribunal de Justiça, Alberto Delgado Neto, disse, em sua manifestação, que a Corte seguirá parceira da Escola por entender a importância do papel da instituição na qualificação da magistratura gaúcha. A pedido da direção, autorizou que seja recolocado o letreiro com o nome da Escola da Magistratura da AJURIS na fachada do prédio, que havia sido retirado por conta de obras na estrutura.
“O encontro foi uma oportunidade que tivemos de relembrar a rica história da nossa Escola, que é a primeira do Brasil e da América Latina e muito bem-sucedida na tarefa de formar e aperfeiçoar nossos magistrados. Compartilhamos os desafios e prestamos contas de todas as atividades em diferentes frentes, passando pelos Núcleos de Estudos, cursos de extensão, curso preparatório para a magistratura e, especialmente, os cursos de formação inicial e aperfeiçoamento de magistrados. Dedicamos especial homenagem ao ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior por seu importante papel na estruturação da Escola, bem como na definição do projeto acadêmico e pedagógico da instituição”, disse a diretora.