Notícias

A Escola Oficial da Magistratura

Workshops em Justiça Restaurativa com Kay Pranis chegam a várias cidades brasileiras em setembro

Entre os dias 4 a 26 de setembro deste ano, a professora norte-americana Kay Pranis realizará Workshop com o tema Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, em diversas cidades no Brasil. O evento é promovido pela Escola da Magistratura da AJURIS.

Com o propósito de apoiar a difusão da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, a professora Kay Pranis, referência internacional na matéria, ministrará a formação nas cidades de Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A oficina tem como objetivo apresentar, vivenciar e discutir os conceitos subjacentes aos processos circulares na prevenção à judicialização, em casos judicializados, adolescentes em conflito com a lei, no ambiente escolar e comunitário, com ênfase tanto à prevenção da violência, como à transformação de conflitos.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Justiça Restaurativa e o processo circular;
  • Por que e como os círculos podem mudar a cultura e construir uma comunidade saudável;
  • Os pressupostos subjacentes à prática do processo circular;
  • Desafios para a implantação da JR nos diferentes ambientes;
  • Ideias de como superar as dificuldades durante os círculos;
  • O papel da responsabilização no processo;
  • O exercício do poder pessoal positivo no processo do círculo;
  • O potencial dos círculos na construção de comunidades escolares restaurativas;
  • A estrutura do Manual Círculos em Movimento e como ele pode ser usado de forma mais abrangente.

Os workshops consistirão em palestra intercalada com perguntas e respostas, discussões em pequenos grupos e ideias geradas compartilhadas com o grande grupo.
Período: de 12 de julho a 21 de agosto de 2023, enquanto houver vagas. A inscrição só será confirmada mediante o pagamento.

Inscreva-se aqui.

 

Confira abaixo o cronograma dos Workshops:

 

  • Fortaleza (Ceará): 4 e 5 de setembro

Local: Auditório Gervásio Pegado, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL)
(Rua Vinte e Cinco de Março, 882 – Centro, Fortaleza – CE)

  • Recife (Pernambuco): 6 de setembro

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Auditório do CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas
(Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE)

  • Belo Horizonte (Minas Gerais): 18 e 19 de setembro

Faculdade de Direito da UFMG, Salão Minas Gerais
(Avenida João Pinheiro, 100 – Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais)

  • Porto Alegre (Rio Grande do Sul): 25 e 26 de setembro

Escola da Magistratura da AJURIS
(Rua Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas – Porto Alegre/RS)

 

Sobre Kay Pranis

Kay Pranis é uma renomada especialista e professora norte-americana em Justiça Restaurativa, pioneira na prática dos Círculos de Construção de Paz. Ela iniciou sua jornada nos anos 90, trabalhando no sistema prisional de Minnesota. Ao longo dos anos tornou-se referência em Círculos de Construção de Paz aplicados nos mais diversos contextos.

Em sua primeira vinda ao Brasil em 2010, escreveu o manual “No Coração da Esperança” em co-autoria com Carolyn Boyes-Watson. Sua generosidade em permitir a tradução e o compartilhamento gratuito dessa obra foi fundamental para a disseminação dos círculos restaurativos em todo o país.

Além disso, Kay capacitou diversas turmas de facilitadores e instrutores no Brasil, aprofundando os conceitos e reflexões sobre a prática restaurativa. Ela também foi co-autora do manual “Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa”, lançado em 2015, que trouxe mais de cem modelos de círculos para diferentes situações. Ainda, é professora convidada em várias instituições de ensino nos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul, contribuindo para a disseminação e aplicação da Justiça Restaurativa em contextos acadêmicos. 

 

Últimas notícias

A comissão julgadora do 3º Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade, promovido pela Escola da AJURIS, divulgou nesta sexta-feira (1º/11) os vencedores da edição de 2024. O colegiado foi formado pelos magistrados Káren Danilevicz Bertoncello, Patrícia Laydner, Eugênio Couto Terra, Cíntia Mua, Cláudio Martinewski e

O Núcleo de Direito, Saúde e Bioética da Escola da AJURIS promoveu na tarde de sexta-feira (25/10) uma profunda discussão sobre o transplante de órgãos entre doadores e receptores vivos não-aparentados e os reflexos dessa prática médica na atuação do Poder Judiciário. O tema

As inscrições para o 3º Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade foram prorrogadas. Agora, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das Ciências Jurídicas terão até o dia 18 de outubro para submeter seus artigos acadêmicos. Organizado pela Escola da Magistratura da Associação dos Juízes do