Gratuito
3 em estoque
PROPONENTES: Grupo de Estudo sobre o Superendividamento – GESE e Escola da AJURIS
APOIO: NUPEMEC-TJRS e NEM/ESM-AJURIS
MODALIDADE: Presencial
VAGAS LIMITADAS: 55 vagas
DATA: 04/12/2023
HORÁRIO: das 13h30min às 18h
LOCAL: Miniauditório da Escola da AJURIS- Rua: Celeste Gobbato nº229
PÚBLICO ALVO: mediadores, conciliadores, magistrados, comunidade acadêmica, instituições financeiras, advogados, psicólogos, assistentes sociais, economistas e áreas afins.
CERTIFICADO: Secretaria da Escola da AJURIS – o certificado valerá como formação continuada para mediadores e conciliadores, bem como, horas complementares para alunos da graduação.
JUSTIFICATIVA:
O Grupo de Estudo sobre o Superendividamento – GESE, formado por mediadores e conciliadores, a Escola da Magistratura da AJURIS, uma das responsáveis pela capacitação e formação de Mediadores e Conciliadores do TJRS com apoio do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos – NUPEMEC-TJRS e Núcleo de Estudo em Mediação-NEM-ESM/AJURIS, promovem a “Roda de Conversa: O Superendividamento na Mediação”. O objetivo é qualificar a atuação e aprofundar o conhecimento do mediador/conciliador e contribuir com a formação continuada desses no desenvolvimento das competências e habilidades nas áreas dos relacionamentos, da comunicação e na abordagem dos conflitos que envolvem situações de vulnerabilidade econômica.
A melhor qualificação de nossos profissionais para tratar essas questões é necessário, pois o empobrecimento de várias famílias as tem levado a buscar ajuda nos nossos CEJUSC’s para resolver sua situação de precariedade econômica. O evento se justifica na medida que cresce a procura pelo alinhamento econômico societário destas famílias endividadas que veem nos processos autocompositivos uma possibilidade não conflituosa e rápida de voltarem a uma reorganização financeira e tranquilidade emocional e psicológica.
COORDENDORAS:
Cláudia Patrícia Leitzke – GESE
Evelyn Froemming – GESE
Izabel Cristina P. Fagundes – ESM-AJURIS
EXPOSITORAS:
Cláudia Lima Marques – Professora Doutora da UFRGS
Clarissa Costa de Lima – Vice Diretora da ESM-AJURIS
Dulce Ana Gomes Oppitz – Juíza de Direito
Carla Zir Delgado – Mediadora e Instrutora
Moderadora Josiane Caleffi Estivalet – Coord. do NEM/ESM-AJURIS
PROGRAMAÇÃO
13h – Credenciamento
13h30min – Abertura
Vanderlei Terezinha Treméia Kubiak – Coordenadora do NUPEMEC/TJRS
Izabel Cristina P. Fagundes – Coordenadora do Curso de Mediação Judicial da ESM-AJURIS
14h às 18h – Roda de Conversa
18h – Encerramento
TEMA: Panorama do Superendividamento na Mediação
EXPOSITORES:
Clarissa Costa de Lima – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Vice-Diretora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul – AJURIS. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), também é especialista em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e em Direito Francês e Europeu dos Contratos pela Universidade de Savoie, da França. Além disso, é mestre e doutora pela Universidade Federal do RS (UFRGS). Autora do livro O Tratamento do Superendividamento e o Direito de Recomeçar dos Consumidores e coautora das obras Superendividamento Aplicado: Aspectos Doutrinários e Experiência no Poder Judiciário e Comentários à Lei 14.181/2021: A atualização do CDC em Matéria de Superendividamento.
Cláudia Lima Marques – Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Diretora CDEA – Centro de Estudos Direito Europeu e Alemão, UFRGS-PUCRS-DAAD. Presidente Mundial da International Association of Consumer Law./ Association Internationale de Droit de la consommation, (Bruxelas, Bélgica), e do Comitê de Proteção Internacional dos Consumidores da International Law Association (Londres, Reino Unido).. Possui graduação em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado na Universidade de Tübingen (1987); e Diploma de Especialização na Universidade do Sarre , Alemanha. Doutorado em Direito (summa cum laude) – na Universidade de Heidelberg (1996). Diretora da Revista de Direito do Consumidor (Thomson Reuters) e Ex-presidente do BRASILCON- Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasília).
Dulce Ana Gomes Oppitz:
Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais em 1992. Aprovada no concurso para Juiz de Direito em 2001. Vice-Presidente cultural da AJURIS (Associação dos Juízes do RS) no biênio 2011/2012. Coordenadora do núcleo de estudos de família e sucessões da ESM até 2019. Coordenadora do CEJUSC POA, Cejusc Empresarial, Cejusc Saúde e Grupo de Trabalho dos Conflitos Fundiários até 2023. Membro do Conselho Gestor do NUPEMEC TJRS. Presidente da Comissão de Conflitos Fundiários do TJRS.Graduada em Enfermagem Obstetrícia em 1983; especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar.
Carla Zir Delgado
Mediadora Judicial e Privada. Sócia da Acrópole Câmara Privada de Mediação e Conciliação. Instrutora em Mediação Cível e Família pelo Tribunal de Justiça do RS e Ajuris – Escola Superior de Magistratura. Mediadora certificada em Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas. Supervisora de mediadores no TJRS e Ajuris. Certificada e cadastrada pelo TJRS e CNJ. Certificada pelo International Mediation Institute. Participou da primeira turma do Curso Mediação de Conflitos em Contexto Escolar realizado pelo Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto – Portugal. Participou da ‘’Primeira visita técnica intensiva sobre Medición Escolar en Buenos Aires’’. Instrutora para Prepostos em Mediação Judicial e Conciliação – CNJ. Advogada OAB/RS 71.707. Advogada colaborativa conforme normas da International Academy of Collaborative Professionals. Estágio em mediações públicas e privadas na Corte Americana e na Cerveris Mediation – Los Angeles – Califórnia. Jurada e ministrante de Workshop de mediação Judicial no II Seminário de Mediação & Sociedade e Competição de Mediação Empresarial da Faculdade Antônio Meneghetti. Pós-graduação em Mediação e Arbitragem Faculdade UNYLEYA. Instrutora no curso de Mediação Empresarial do TJRS. Instrutora do curso de Mediação na área da Saúde do TJRS.
Preencha o formulário para ser avisado por email quando este curso ou outro similar tiverem novas vagas abertas na Escola da Ajuris.