Modalidade

EAD

Período de Curso

de 31 de julho a 04 de agosto de 2023

INVESTIMENTO

À vista R$ 749,00 no boleto* ou PIX
Ou em até 12x de R$ 74,90 no cartão de crédito na Escola** ou Paypal.

*A matrícula realizada por meio de boleto bancário só será confirmada após o seu pagamento.
**O pagamento parcelado com cartão de crédito na sede da Escola deverá ser feito em até 48h após a inscrição no site.

Descontos:
10% para alunos e ex-alunos do AprovAjuris
10% para servidores do TJRS
15% para associados da AJURIS

Os descontos não são cumulativos.

2 em estoque

Natureza da Formação:

Curso livre, de extensão das oportunidades de formação em Justiça Restaurativa, com enfoque teórico e prático desenvolvido em ambiente virtual e destinado à formação de facilitadores de círculos de construção de paz para aplicações em situações menos complexas.

Estrutura

O Curso terá a carga-horária de vinte e quatro (24) horas-aula, distribuídos no transcurso de uma semana, da seguinte forma: de 31 de julho a 04 de agosto de 2023, os encontros telepresenciais de natureza prático-vivencial estão previstos de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e, os encontros telepresenciais para a abordagem teórica, de segunda às quinta-feira, das 18h às 19h. Não haverá possibilidade de acesso aos encontros telepresenciais em oportunidade posterior aos horários agendados.

Objetivo Geral:

Formar facilitadores de círculos de construção de paz para a gestão da convivência em situações não conflitivas e como introdução para futura formação para situações conflitivas.

Público-Alvo:

Profissionais, acadêmicos e lideranças da Justiça, Educação, Assistência Social, Segurança, Saúde e áreas afins; operadores da rede de atendimento à criança e ao adolescente; lideranças comunitárias; gestores e servidores de organizações governamentais e não governamentais.

 

Justificativa:

Os círculos de construção de paz são processos de diálogos que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes à convivência humana e a busca da sua transformação em atmosfera de segurança e respeito. O método, estruturado com base nos princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz, pode ser utilizado nos mais variados espaços de convivência social. Ajuda crianças, adolescentes, jovens e adultos a se conectar entre si, melhorar a comunicação e transformar conflitos em ações criativas e positivas.

 

O encontro restaurativo organizado com base nos processos circulares propicia a criação de espaço em que prevalece a fala e a escuta qualificada. Possibilita abordar questões difíceis, pois promove a compreensão entre os participantes, previne dificuldades nos relacionamentos e ajuda na superação de conflitos interpessoais. Os processos circulares também podem ser usados na prevenção e na transformação de conflitos. Como prática, favorecem o pertencimento e a autorresponsabilização, fortalecem o senso de comunidade e promovem a cultura de paz.

 

Voltado para aplicações práticas, o curso objetiva formar facilitadores de círculos de construção de paz, além de sensibilizar lideranças para a utilização dos processos circulares em espaços institucionais, comunitários e acadêmicos. No curso, os participantes serão apresentados aos princípios e valores fundamentais aos processos circulares e a uma abordagem transformativa das dificuldades de convivência, bem como aos elementos estruturais necessários ao planejamento e a à condução de círculos, tendo como principal ferramenta didática a vivência do processo circular.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso, espera-se que o participante seja capaz de:

  • Sensibilizar as lideranças dos espaços em que atua sobre a importância da gestão da convivência, inclusive das situações conflitivas, com base na cultura de paz, da não-violência e da educação em valores;
  • Reconhecer-se como titular das competências necessárias ao desempenho da função de facilitador de círculos de construção de paz para situações menos complexas;
  • Utilizar a metodologia dos círculos de construção de paz para aprimorar os processos de comunicação interna e para melhorar a qualidade na convivência laboral e dos relacionamentos funcionais nos ambientes de trabalho;
  • Identificar as oportunidades de aplicação do círculo de construção de paz;
  • Identificar, através das etapas do check-in e do check-out, o desenvolvimento do relacionamento intrapessoal, bem como a satisfação ou não das necessidades dos participantes;
  • Valorizar a formação do facilitador como processo continuado que se realiza pelo compartilhamento do conhecimento e das experiências de forma colaborativa e supervisionada.

 

Coordenação:
Leoberto Narciso Brancher
Afonso Armando Konzen

Supervisão Administrativa:
Rafaela Duso

Docentes:
Leoberto Narciso Brancher
Afonso Armando Konzen
Rafaela Duso

Tutora:
Rachel Ivanir Marques

Estratégias Pedagógicas:
O Curso será oferecido no formato de Educação à Distância pela plataforma Zoom acoplada ao Moodle, sendo os temas desenvolvidos em encontros telepresenciais de abordagem teórica e de natureza prático-vivencial.

Avaliação:
A avaliação levará em conta a presença e a participação em todos os encontros telepresenciais.
Para obtenção do certificado de aproveitamento será necessário obter no mínimo 75% de presença. Para que a presença seja computada o áudio e a câmera devem estar ligada durante as aulas.

Seja avisado quando este curso for reaberto

Preencha o formulário para ser avisado por email quando este curso ou outro similar tiverem novas vagas abertas na Escola da Ajuris.