Modalidade

EAD

Período de Curso

De 19 de setembro a 07 de novembro de 2023.

INVESTIMENTO

À vista R$ 3.800,00 no boleto ou PIX*
Ou em até 12x de R$ 380,00 no cartão de crédito na Escola** ou Paypal

*A matrícula realizada por meio de boleto bancário só será confirmada após o seu pagamento.
**O pagamento parcelado com cartão de crédito na sede da Escola deverá ser feito em até 48h após a inscrição no site.

7 em estoque

REALIZAÇÃO:
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA E TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Coordenadora:
Izabel Cristina Peres Fagundes

APRESENTAÇÃO
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS), na qualidade de Escola Oficial do Tribunal de Justiça do RS devidamente reconhecidos pela Portaria de nº 3 de 20 de outubro de 2017 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, em conformidade com a Resolução da ENFAM nº 1 de 3 de abril de 2020 (cujo Art. 2º estabelece normas excepcionais sobre a capacitação de Mediadores no período de enfrentamento da situação de emergências de saúde pública decorrente da Covid-19), promove mais uma Edição do Curso Básico de Mediação via EAD. O curso proposto segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça-CNJ, da Resolução 125/10, da Lei da Mediação (Lei nº 13.140/15) e do Novo Código de Processo Civil (Lei nº. 13.105/15). Destina-se a Formação de Mediadores Judiciais, com validade de atuação na área de jurisdição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Para a realização do curso é exigido estar formado há, no mínimo, dois anos em curso superior, conforme art. 11, da Lei 13140/2015. 

CARGA HORÁRIA

DESCRIÇÃO H/A
Módulo I – Curso Teórico/prático-EAD 60
Módulo II – Supervisão  – on-line 48
Módulo III – Estágio Prático – on-line 60
TOTAL 168

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Objetivando um aprofundamento dos conteúdos, possibilitando um melhor desenvolvimento das habilidades e competência do mediador, o curso oferece mais doze horas de aulas síncronas com simulações e mais doze horas complementares no aprofundamento de temas referente a mediação e negociação.

 DATA DE INÍCIO E PERÍODO DOS MÓDULOS:
Módulo I – Curso teórico/prático de 60 horas – EAD.
Data Prevista de Início: 19 de setembro de 2023
Horário dos encontros: das 18h30 às 21h.
A aulas interativas ocorrerão durante 15 encontros terças e quintas-feiras.
Devido os feriados, duas aulas serão na segunda-feira.

Início em 19/09                                    Final em 07/11
aula 1 -19/09
aula 2 – 21/09
aula 3 – 26/09
aula 4 – 28/09
aula 5 – 03/10
aula 6 – 05/10
aula 7 – 09/10 (segunda-feira)
aula 8 – 10/10
aula 9 – 17/10
aula 10 – 19/10
aula 11 – 24/10
aula 12 – 26/10
aula 13 – 30/10 (segunda-feira)
aula 14 – 31/10
aula 15 – 07/11

Entrega do Relatório Final do Curso:  12/11

Obs. Durante o modulo teórico/pratico o aluno será avaliado pela assiduidade, pontualidade, participação nas aulas e nas simulações, relacionamento com os colegas, habilidades e competência nas práticas autocompositivas. Podendo não ser aprovado para cursar os módulo II e III.


Módulo II
– Supervisão on-line – 48h
A Supervisão ocorrerá através de encontros quinzenais nas terças-feiras.
Data prevista de Início:  28/11 após a conclusão e aprovação do Módulo I teórico/prático
Horário dos encontros: das 18h às 20hmin.
Obs: Durante o estágio o aluno(a) deverá solicitar uma mediação supervisionada durante o estágio, preferencialmente após ter concluído 30 horas de prática relatadas.

 

Módulo III –Estágio Prático supervisionado – 60h prática
Modo: Plataforma on-line disponibilizada pelos CEJUSCs
Período: O mediador em formação terá o prazo de um ano para concluir as 60h do estágio prático (relatadas), a contar do término do Módulo I, ou seja, em 31 de novembro de 2024.

 

INSCRIÇÃO NO CURSO:
Após a comunicação sobre a seleção, o(a) aluno(a) receberá um link para efetivar sua inscrição no curso. Após a inscrição, o(a) aluno(a) deverá encaminhar para o e-mail: cursos@escoladaajuris.org.br, informando no assunto: DOCUMENTAÇÃO 16ª EDIÇÃO, a seguinte documentação:

  • RG – CPF
  • Diploma ou certificado de conclusão do Curso Superior. Para a realização do curso é exigido estar formado há, no mínimo, dois anos em curso superior, conforme art. 11, da Lei 13140/2015.
  • Alvará de folha corrida acesse aqui 
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de dados bancários
  • PIS/Pasep
  • Declaração de não parentesco acesse aqui
  • Termo de compromisso acesse aqui

Obs.: Será aceito somente a documentação completa, em um único e-mail, que deverá ser enviada até um dia antes da data do início do curso.

PROFESSORES
Os módulos serão ministrados por professores e tutores (instrutores/supervisores) devidamente qualificados, com expertise no ensino dos métodos autocompositivos e no ensino EAD e professores convidados.

FREQUÊNCIA
Frequência de 100% no curso em todos os módulos do curso.

MÓDULO I – Teórico/prático (60h) EAD
O Modulo I será ministrado por meio de aulas on-line e videoaulas, acrescidas material didático, exercícios, participação em fóruns de discussão, chat e dinâmicas de grupo para o desenvolvimento das habilidades e competências nos métodos autocompositivos mediação/conciliação.

A avaliação do Módulo I seguirá os seguintes critérios:

  1. Participação nas aulas interativas
  2. Assistência às videoaulas
  3. Participação no chat e fóruns de discussão.
  4. Desempenho nas simulações de mediações on-line.
  5. Apresentação de trabalho sobre o conteúdo aprendido.

 

MÓDULO II e III – Estágio supervisionado (108h) 0n-line/Presencial
Considerando a situação de pandemia, para a realização do Estágio Supervisionado, o aluno será cadastrado no sistema Methis do TJRS e realizará as mediações on-line por intermédio da plataforma disponibilizada pelos CEJUSCs. Com a retomada dos serviços presenciais pelo CEJUSC, as mediações também poderão ser realizadas por esta modalidade.
O aluno deverá realizar 60h de atividade prática devidamente relatadas, sendo 20 horas como observador e 40 horas na função de mediador e/ou co-mediador. A comprovação deste número de horas se fará por meio o envio de planilha de controle de horas, devidamente validada pelos CEJUSCs onde o aluno atuar.
O conhecimento e habilidades necessárias para o desenvolvimento da prática nas funções de observador e mediador serão objeto de avaliação pelos professores/supervisores através de “Formulário de Avaliação de Mediações/Conciliações (versão para supervisão – Avaliação Final)”.
A prática será complementada por encontros on-line de supervisão, com orientação sobre a prática, revisão do conteúdo ministrado no curso, estudo de caso, simulações de mediação, exercícios e dinâmicas para o desenvolvimento das habilidades e competências do cursista mediador/conciliador.
No término do estágio prático de 60h o aluno deverá apresentar de forma escrita e oral (on-line) uma mediação realizada para dois tutores/supervisores.

 O aluno só poderá participar do Módulo II se apresentar os seguintes requisitos:

  1. For aprovado no Módulo I (60 horas) – EAD
  2. Apresentar disponibilidade e habilidade para realização de mediações/conciliações.

 

A avaliação do Módulo II e III seguirá os seguintes critérios:

  1. Cumprimento, no período máximo de 12 meses, das 60h de estágio prático,
  2. Participação em 48h de encontros de supervisão EAD.
  3. Demonstração de conhecimento e habilidades necessárias para o desenvolvimento da prática nas funções de mediador, comediador e observador, conforme o “Formulário de Avaliação de Mediações/Conciliações (versão para supervisão – Avaliação Final)”.
  4. Apresentação final deum case de mediação.

Obs. Além dos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadanias – CEJUSCs do TJRS a Escola possibilita a prática em outros campos de estágio.

 

METODOLOGIA
O curso em modalidade on-line conta com o material pedagógico disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ às Escolas reconhecidas na formação de mediadores/conciliadores judiciais. Será ministrado com a utilização de metodologias ativas: videoaula, aula interativa on-line com recursos audiovisuais, simulações de mediações on-line, fórum de perguntas, fórum de discussão, chat, exercícios vivenciais em grupo realizados por meio de técnicas de simulação visando à fixação dos conceitos aprendidos. O curso contará ainda com a postagem de material de apoio para estudos e aprofundamentos. Indicação de vídeos e artigos e bibliografia referente aos temas ministrados.

 

 REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO

  1. Para se certificar como MEDIADOR JUDICIAL o aluno deverá comprovar a realização de no mínimo 60 horas de mediação através de Planilha de Controle de Horas. O aluno deverá enviar à secretaria da ESM as planilhas de controle das horas de atendimento realizados, devidamente validadas pelo CEJUSCS até o termino do estágio.
  2. Realizar 60 horas de estágio prático, relatadas, sendo 40 horas na função de mediador e/ou co-mediador e 20 horas como observador.
  3. O aluno supervisionado será assistido e avaliado pessoalmente na prática de pelo menos uma mediação em cada função por supervisor indicado pela coordenação. Os conceitos poderão ser Plenamente Satisfatórios, Satisfatórios e Insatisfatórios. Para ser certificado como Mediador Judicial, o aluno deverá atingir, no mínimo, o grau Satisfatório.
  4. Ao término do estágio o aluno deverá apresentar de forma escrita e oral uma mediação realizada na presença de, no mínimo, dois supervisores indicados pela coordenação. Os conceitos poderão ser Plenamente Satisfatórios, Satisfatórios e Insatisfatórios. Para ser certificado como Mediador Judicial, o aluno deverá atingir, no mínimo, o grau Satisfatório.
  5. Ter frequência de 100% nos módulos I e II.

Obs.: A certificação será realizada após o término de todas as etapas e encerramento dos encontros de supervisão.


ACESSE AQUI O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

ACESSE AQUI O CORPO DOCENTE

 

Seja avisado quando este curso for reaberto

Preencha o formulário para ser avisado por email quando este curso ou outro similar tiverem novas vagas abertas na Escola da Ajuris.